Atps custos Passo 2
Métodos de custeio são formas de apuração de dos valores de custos dos bens, mercadorias ou serviços das entidades públicas e privadas. Segundo Eller (2000, p. 79) “os métodos de custeio tem como função determinar o modo como será atribuído custo aos produtos”.
Os três principais métodos de custeio abordados pela bibliografia de custos no Brasil referem-se ao custeio por absorção, custeio variável e ao custeio ABC.
Custeio por absorção: é aquele sistema que apura o valor dos custos, bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção, quer sejam fixos ou variáveis, diretos ou indiretos. Uma das vantagens desse custeio é que ele atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, editados pela resolução 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade, principalmente no que tange ao Principio da Competência. Por outro lado, podem se mencionar dois fatores que se apresentam como desvantagem ao sistema de custeio por absorção. Primeiro, o fato do mesmo apresentar pouca quantidade de informações para fins gerenciais, pois serve basicamente à valoração dos estoques e das pessoas com produtos ou serviços vendidos. Em segundo lugar, como este sistema considera a alocação de todos os custos aos bens, mercadorias ou serviços, há a necessidade de rateio dos custos indiretos, o que torna as