ATPS Economia Custo de produ o ETAPA 2 PASSO 2
O levantamento dos custos de produção é de grande importancia como diagnóstico da eficiência do processo produtivo, ferramenta gerencial e avaliação econômica da atividade.Assim, o controle e acompanhamento dos custos não devem ser usados apenas como relato histórico das finanças da empresa, mas também alicado nas decisões tomadas.
São apresentadas aqui as estimativas dos custos de produção fixo, variável e total da cultura do arroz, tomado como base a méda dos sistemas de produçõa pridominantes entre produtores de porte variados do Estado de Mato Grosso.
O custo de produção é constituido pela remuneração do capita mais as despesas de produção é a soma dos custos fixos e variável.
O custo fixo remunera os fatores de produção cujas quantidades não variam no curto prazo, mesmo que o mercado indique que se deve alterar a escola de produção.Neste trabalho considerou-se como curto fixo, a depreciação e juros sobre o valor de máquinas e equipamentos e a remuneração do capital empregado em terra, estimada com o valor de arrendamento.
O custo variável refere-se as despesas realizadas com fatores de produção, cujas quantidades podem ser modificadas em função do nivel de produção desejado, tais como: sementes, fertilizantes, defensivos, operações, transporte e outras.
Deve-se considerar que cada propriedade apresenta particularidades quanto à topografia, condições físicas e de fertilidade dos solos, tipos de máquinas, área plantada, nivel tecnológico e, até mesmo, aspectos administrativos, o que as tornam diferenciadas quanto à estrutura e valores dos custos de produção. Portanto, os custos poderão ser diferentes, o ponto de equilíbrio e a produtividade de cobertura podem variar em função de alterações no custo de produção ou no preço do produto, ocasionando maior ou menor lucratividade.A produtividade de coberttura necessária para corir todos os custos.