ATPS - custos Etapa 1
Em uma organização, a tomada de decisão é sempre necessária, porém diferentemente de uma situação do dia a dia de uma pessoa, essa decisão deve ser mais precisa ao resultado esperado, deste modo à contabilidade entre de forma estrondosa, coletando dados econômicos e trazendo relatórios de demonstrações financeiras para melhor análise dos fatos. Nas áreas de financiamento, custos, produção, investimento, entre outras, é necessário depender da contabilidade para melhor tomada de decisão.
Patrimônio:
Patrimônio define-se em: Bens, direitos e obrigações de uma empresa, entidade ou pessoa.
Bens são coisas úteis que satisfazem a necessidade da empresa, entidade ou pessoa, podendo ser tangíveis (itens palpáveis, tem forma física), intangíveis (sem forma física, exemplo: as marcas Coca-Cola), imóveis e móveis.
O direito de uma empresa, entidade ou pessoa, é receber seu pagamento com sua fabricação, venda ou prestação de serviço. Em uma empresa, os direitos são originados de vendas a prazo, contabilizado em duplicatas a pagar.
Obrigações são os pagamentos que esta empresa, entidade ou pessoa deve a terceiros.
Para visualizar o patrimônio de uma empresa é utilizado o Balanço Patrimonial, dentro deste existe o ativo, passivo e o patrimônio líquido. O ativo representa os itens positivos da empresa (bens e direitos) e o passivo representa as obrigações. O patrimônio líquido é o total das aplicações dos proprietários da empresa.
Demonstrações Financeiras:
As demonstrações financeiras sevem para mostrar a situação econômico-financeira de uma empresa, também conhecidas como demonstrações contábeis, ajudam muito nas tomadas de decisão, sendo também obrigatórias previstas por Lei, como: Balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração de fluxo de caixa, entre outras.
Uma empresa pode ser de vários tipos, sendo dois principais a sociedade anônima (S.A.) e sociedade limitada (LTDA.). Sociedade anônima tem seu