atps controles
É uma ação que visa medir e corrigir o desempenho de toda a fábrica para assegurar que os objetivos e metas da empresa sejam atingidos e os planos sejam realizados.
É o processo de usar as informações para tomadas de decisões em relação às atividades e seus objetivos.
CONTROLE ESTRATÉGICO
É um controle organizacional, feito em longo prazo, seu conteúdo é genérico e sintético, visa apontar erros e medidas adequadas para solucionar e prevenir para não ocorrer futuramente.
Fases do Controle:
Estabelecimento de padrões de desempenho, sendo avaliados padrões de quantidade, qualidade, tempo e de custo.
Avaliação do desempenho – fazer um sistema de controle que facilite uma comparação entre o desempenho passado x atual aplicando o padrão de desempenho desejado para o futuro.
Comparação do desempenho com o padrão - a comparação de desempenho visa apontar erros e também corrigi – los para trabalhos futuros, abrangendo resultados, desempenhos, aceitação e ou Rejeição.
Ação corretiva - O objetivo do controle é exatamente indicar quando, quanto, onde e como se deve executar a correção.
Tipos de controle estratégico:
Desemprenho Global
Relatórios Contábeis
Controle de Lucros e perdas
Controle pela análise do retorno sobre investimentos
CONTROLE TÁTICO
É um controle gerencial, são menos globais, feito em médio prazo, visa atingir cada departamento da empresa, suas decisões são tomadas separadamente, seus conceitos importantes são:
Retroinformação: que são ferramentas que fornece informações do passado ou presente, que possibilita ações para o futuro e decisões para ajudar no ajuste do sistema.
Homeostase: Ferramentas de regulagem, equilíbrio.
Fases do controle
Estabelecimento de padrões - São estabelecidos a partir de objetivos e processos de planejamento, um padrão pode servir de resultado para uma função desejada.
Avaliação de resultados - O controle tático se baseia nas informações obtidas no acompanhamento da execução dos planos de