Atps controle de equipamentos
Faculdade Anhanguera de Campo Limpo
Tomografia Computadorizada Ressonância Magnética
SÃO PAULO 2013
Tomografia Computadorizada Ressonância Magnética
Atividade Prática Supervisionada (ATPS)
2ª Etapa Controle de Equipamentos
Tomografia Computadorizada
Ressonância Magnetica.
Profº Benvinda
SÃO PAULO/ 2013
QUESTIONÁRIO
A)COMO É FORMADA A IMAGEM NA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA?
O pixel é o menor ponto da imagem que pode ser obtido. Assim uma imagem é formada por uma certa quantidade de pixeis. O conjunto de pixeis está distribuído em colunas e linhas que formam a matriz. Quanto maior o número de pixeis numa matriz melhor é a sua resolução espacial, o que permite um melhor diferenciação espacial entre as estruturas. E apos processos de reconstrução matemática, obtemos o Voxel (unidade 3D) capaz de designar profundidade na imagem radiológica.
B)QUAL A DIFERENÇA ENTRE TC SERIAL E TC HELICOIDAL?
TC serial o paciente é colocado numa mesa que se desloca para o interior de um anel de cerca de 70 cm de diâmetro. À volta deste encontra-se uma ampola de Raios-X, num suporte circular designado gantry. Do lado oposto à ampola encontra-se o detector responsável por captar a radiação e transmitir essa informação ao computador ao qual está conectado.
Nas máquinas sequenciais ou de terceira geração, durante o exame, o “gantry” descreve uma volta completa (360º) em torno do paciente, com a ampola a emitir raios X, que após atravessar o corpo do paciente são captados na outra extremidade pelo detector. Esses dados são então processados pelo computador, que analisa as variações de absorção ao longo da seção observada, e reconstrói esses dados sob a forma de uma imagem. A “mesa” avança então mais um pouco, repetindo-se o processo para obter uma nova imagem, alguns milímetros ou centímetros mais abaixo. Agora na