Atps controladoria
Passo 1
O artigo em questão deixa bem claro a diferença entre Eficiência e Eficácia.
É extremamente importante compreender exatamente o significado destes dois conceitos, a eficiência nada mais é do que fazer as coisas de maneira correta, já à eficácia são as coisas certas.
É necessário que o Administrador no decorrer de suas decisões e atividades, consiga alcançar tanto a eficiência quanto a eficácia, isso é indispensável para o sucesso de qualquer administrador de empresas, pois dificilmente os resultados não serão positivos.
Se o administrador é eficaz, mas não é eficiente, ou seja, faz o dever certo para alcançar uma meta, mas esse trabalho apresenta diversos erros, então os objetivos têm chances remotas de serem alcançados. Se o administrador é eficiente, mas não é eficaz, ou seja, faz os seus trabalhos com um mínimo de erros, mas ainda sim, falta competência para levá-lo ao alcance das metas, então os objetivos nunca serão alcançados. A eficácia é primordial, imprescindível ao administrador, e a eficiência é desejável.
O administrador que é eficiente, porém não é eficaz, nunca alcança os resultados. Ao passo que, aquele que é eficaz, mas não é eficiente tem algumas chances de atingir o sucesso.
As diferenças entre eficiência e eficácia podem até parecer sutis, mas, na realidade, são muito importantes. Principalmente nos dias de hoje, não compreendê-las provoca, sem dúvida, grandes danos ao desempenho e aos resultados de um administrador.
De acordo com Maximiano, (2007, p.11), dependendo da forma como as organizações são administradas, podem se tornar “eficientes e eficazes” ou “ineficientes e ineficazes”, podendo as mesmas se tornar um problema em vez de solução.
Ainda de acordo com o mesmo autor, a “eficiência realiza tarefas de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com melhor aproveitamento possível dos recursos [...] eficácia é o conceito de desempenho que se