Atps contabilidade
O Ativo Intangível é tudo aquilo que é um direito de uma entidade que não possui forma física, ele enfatiza e potencializa a atividade da mesma, faz parte de um grupo do Balanço Patrimonial (Como marcas, know-how, contratos com clientes, patentes, direitos de exploração de mercados, entre outros). Depois que houve a mudança na formação e divulgação dos relatórios contábeis devido à lei 11.638, de 28 de dezembro de 2007, o Ativo Intangível teve um reconhecimento maior e cada vez mais é introduzido na contabilidade por ser inserido no Ativo Não Circulante. Citando exemplos práticos de Ativos intangíveis em empresas, em 2007, de acordo com a Brand Finance, a marca representava 84% do valor da Nike, 39% da Coca Cola, 15% da Microsoft, 15% do Wal-Mart e 4% da General Electric. Tal variação é fundamentada em função de elementos como estratégia da empresa, performance passada, perfil do management e acionistas, característica dos produtos/serviços, perfil de consumidores, posicionamento e modelos de negócio. Em outras palavras, a regra a ser aplicada aqui é que ativos intangíveis possuem pesos e valores diferenciados para cada tipo de empresa e também variam em função da compreensão de quem os analisa.
Vale destacar a importância da fundamentação e divulgação clara desses ativos intangíveis nas demonstrações financeiras. Estas devem conter, principalmente, as seguintes informações: vida útil, métodos de amortização, valor contábil, rubrica da demonstração de resultados com a referida amortização, provisão para perda desses ativos, entre outros.
De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 04 um ativo é denominado intangível quando: For separável, ou seja, quando possuir capacidade de ser separado ou dividido da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado