Atps - Contabilidade
1. INTRODUÇÃO
O gerenciamento de uma empresa está diretamente ligado à clareza das informações de que o gestor dispõe.
Todas as empresas, mesmo sem fim lucrativo, precisam efetuar o registro de todas as operações realizadas, de todos os fatos ocorridos, possibilitando um estudo sobre essas atividades. Isso é a contabilidade.
Através do registro das atividades, é possível elaborar vários relatórios que demonstram a situação da empresa e que atenderão a vários usuários, sejam administradores, acionistas, investidores, etc, servindo sempre de parâmetro na tomada de decisões.
Essas informações mostram aspectos quantitativos e qualitativos que interferem no patrimônio das entidades e os registros são feitos de forma padronizada.
Em razão da globalização, tornou-se necessário a adoção de padrões internacionais para as demonstrações contábeis.
Serão demonstradas algumas situações da Companhia Beta, empresa prestadora de serviços, para melhor exemplificação dos fatos.
2. CONTABILIDADE
Contabilidade é uma ciência social com objetivo de identificar, registrar, demonstrar e analisar todos os fatos econômicos e financeiros que afetam direta ou indiretamente o patrimônio de uma entidade. Sua principal utilidade é prover aos seus usuários informações úteis para processos decisórios. São vários os usuários da contabilidade. O governo, por exemplo, utiliza a contabilidade para controlar a arrecadação de impostos. Os investidores, para acompanhar seus investimentos e verificar se estão dando bom retorno ou se precisam ser trocados por outro. Por essa razão, os registros contábeis devem ser efetuados por profissional da área, garantindo assim a credibilidade das informações. Se o contabilista errar, pode afetar o patrimônio e a vida pessoal de várias pessoas. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é uma entidade autônoma criada com o objetivo de estudar, preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos