ATPS CONTABILIDADE
A Evolução histórica da contabilidade tem seu inicio juntamente com a história do homem. Desde os primórdios o homem pensa em contar, acumular, registrar os dados físicos de sua vida. A partir disso inicia-se a prática de registrar os bens, valores e patrimônio para poder controlar suas riquezas. Temos citação da historia do homem fazendo inventário, narrando sua evolução patrimonial até mesmo nos livros da Bíblia. Os primeiros registros aparecem no período de 4.000 a.C. a 6.000 a.C.
A organização da contabilidade como ciência surge com os pensadores da época de Luca Pacioli, frade franciscano responsável pelos estudos do Método das Partidas Dobradas.
Capítulo 2- Objetivos da contabilidade e Utilização da Informação Contábil
Objetivos da contabilidade
Fornecer informações estruturadas de natureza econômica financeira e física de produtividade e social em forma de relatórios contábeis para os seus usuários:
Investidores: Pois se preocupam com o capital investido para tomadas de decisões.
Empregados: tem interesse em saber da lucratividade da empresa, pois os afetam com relação a aumentos, promoções, demissões.
Credores por empréstimos: Interessados na capacidade de liquidez das obrigações que a empresa tem com o mesmo.
Fornecedores: Para avaliar a importância do cliente para a sua empresa.
Clientes: Se for um fornecedor importante de longa data desperta este tipo de interesse.
Governo e suas agências: Políticas fiscais e regulamentação das atividades e servir de base para estatísticas nacionais.
Objetivo das demonstrações contábeis
Fornecer informações (dados) sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisões.
Características das demonstrações contábeis
São quatro as características qualitativas obrigatórias nas demonstrações contábeis.
Compreensibilidade: