ATPS CONTABILIDADE INTERNACIONAL C Pia
Dispõe sobre como as demonstrações contábeis que devem ser elaboradas e divulgadas pelas entidades e a base para a apresentação dessas demonstrações. O IAS 1 se aplica a todas as entidades que necessitem, ou não, de preparar demonstrações consolidadas.
Segundo o IAS 1 um conjunto de demonstrações contábeis deve incluir:
Balanço patrimonial;
Demonstração do resultado;
Demonstração do Resultado Abrangente.
Demonstração das mutações no patrimônio líquido;
Demonstração dos fluxos de caixa e
Notas explicativas.
O IAS 1 determina, ainda, que as informações contábeis devem ser apresentadas de acordo com algumas características gerais que são:
Apresentação justa e em conformidade com os IFRS;
Pressuposto de continuidade;
Regime de competência;
Consistência de apresentação;
Materialidade e agregação;
Não compensação de ativos e passivos; e
Informação comparativa.
Uma entidade cujas demonstrações contábeis estão em conformidade com os IFRS deve fazer uma declaração explícita e sem reservas dessa conformidade em notas explicativas. Não se deve considerar que as demonstrações contábeis cumprem os IFRS a menos que cumpram todos os requisitos dos IFRS
Quanto à forma de apresentação das demonstrações contábeis, a norma internacional é bastante flexível. São determinados, de uma forma geral, os conjuntos de informações que devem conter cada uma das demonstrações e o que deve ser complementado com evidenciação em notas explicativas, mas não é estabelecido um modelo específico para as demonstrações. Permite-se, por exemplo, qualquer ordem de classificação dos itens patrimoniais no ativo e no passivo, desde que proporcione informações compreensíveis para o usuário.
As demonstrações contábeis devem ser apresentadas pelo menos anualmente. Quando se altera a data do balanço de uma entidade e as demonstrações contábeis anuais são apresentadas para um período mais longo ou mais curto do que um ano, uma entidade deve divulgar, além do período abrangido pelas