Analise Funcional Do Comportamento De Depress O De Mary No Filme Mary E Max C Pia
590 palavras
3 páginas
RAFAEL SASSPROJETO INTEGRADOR: MARY E MAX
GUARAPUAVA
2015
MARY E MAX
O presente trabalho tem como objetivo relacionar o filme assistido Mary e Max com a psicologia mais especificamente com a análise do comportamento, dando enfoque na construção de uma análise funcional descritiva do comportamento. Visando assim sistematizar os conhecimentos adquiridos durante o curso de psicologia bem como, identificar por meio de um dos personagens do filme comportamentos fundamentais na relação indivíduo e ambiente.
No intuito de facilitar uma maior compreensão sobre o assunto realizou-se de antemão uma síntese em relação aos aspectos acima citados, ressaltando alguns pontos considerados relevantes, antes de se adentrar no objetivo proposto.
Para Skinner (1953), o comportamento é o resultado da interação organismo-ambiente, só podendo ser entendido a partir da identificação das circunstâncias em que ocorre. O comportamento é, então, uma unidade interativa que deve ser investigada sistematicamente. Essa investigação se dá mediante a descrição e a interpretação de relações funcionais entre comportamento e ambiente (Matos, 1999).
Nessa mesma perspectiva a análise funcional é um instrumento básico de trabalho dentro da terapia comportamental, tem como finalidade identificar a relação de dependência entre eventos ambientais e ações do organismo. Ainda sob a perspectiva da psicologia do comportamento, o comportar-se é uma ação observável, mensurável e previsível.
Com base nesta breve revisão da literatura, este trabalho consiste em identificar um comportamento problema de um dos personagens do filme e explanar de forma objetiva as contingências que antecederam tais comportamentos e o que este comportamento está causando para o sujeito, ou seja, quais são suas conseqüências para o individuo, além disso, serão levantados os aspectos de reforço positivo e negativo deste personagem.
Em uma síntese geral o filme é baseado em uma historia real, relata a