Trabalho Lindomar Psicologia
Teoria Psicanalítica
Professor: Lindomar
Matéria: Psicologia organizacional
Alunos: Barbara Barbosa, Roger Miller e
Sérgio Augusto Alves
Teoria Psicanalítica
VÍDEO
1. ORIGEM E EVOLUÇÃO
No
ano de 1995, a Psicanálise completou um século como a ciência do Inconsciente. Trata-se de um método de pesquisa e de tratamento dos transtornos psíquicos.
A
psicanálise inicia o seu curso, fundamentada na Neuropatologia e gradativamente aprimora os seus conhecimentos com a participação dos psicanalistas.
Inicialmente,
nas suas pesquisas,
Freud (1895) percebeu que a maioria dos pacientes apresentava distúrbios e queixas de natureza histérica.
Relacionados
a sentimentos reprimidos com origem em experiências sexuais perturbadoras.
Desse modo, formulou a hipótese de que a ansiedade manifestava-se nos sintomas, conseqüência da energia da libido, de transtornos ligados à sexualidade. Assim
surge a Psicanálise, como o objetivo de tratar os processos mentais inconscientes e ocupar-se do desequilíbrio mental. Percebida como uma ciência, uma doutrina e uma filosofia, a psicanálise é também um método terapêutico para tratar das doenças de natureza psicológica sem motivação orgânica.
A
partir da prática clínica de Josef
Breuer (1842 – 1925) e de Sigmund
Freud (1856 -1939) ocorrem a valorização, o aperfeiçoamento da técnica e o reconhecimento público e científico. Segundo
Freud (1895) a psicanálise é um método terapêutico utilizado para tratar os distúrbios psíquicos a partir da investigação do inconsciente. No
livro de Will Durant (1996), História da Filosofia, Vida e idéia dos grandes filósofos. O autor salienta que Platão antecipou a psicanálise e aponta um grave problema no estudo da psicologia política, devido à carência de pesquisas quanto aos sonhos, os vários apetites e os instintos humanos com relação ao contexto.
Nos
seus estudos , Platão (428/27 347 a.C.) divide a motivação das ações humanas em três fontes principais: o