ATPS CONTABILIDADE INTERMEDI RIA
PÓLO DE JUAZEIRO (BA)
ADMINISTRAÇÃO
PATRÍCIA MAURÍCIO S. GOMES – RA: 428912
SUELI DA SILVA GOMES - RA: 411454
MILENA PEREIRA DA SILVA– RA: 410236
JAMILE VITORIA COELHO SOARES– RA: 425580
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE CONTABILIDADE INTERMEDIARIA
Professor EAD: M.E HUGO SANTANA
Tutor Presencial: DEYSE
JUAZEIRO – BA
2014
Sumário
Introdução 3
1. Classificando as Contas 4
2. Balancete de Verificação 5
3. Demonstração do Resultado do Exercício 6
4. Ativo Circulante 6
5. Regime de Caixa 7
6. Regime de Competência 8
7. Contabilização: Prêmios e Seguros 9
8. Contas Retificadoras 10
9. Livro-Razão 17
10. Folha de Pagamento 18
11. Desenvolvimento Folha Pagtº 25
12. Considerações Finais 29
13. Referências Bibliográficas 30
INTRODUÇÃO
Por ser uma ciência social, como o próprio nome já transmite que a contabilidade está envolvida a sociedade e por isso sofre influências da mesma e deve está adaptada às mudanças sociais, políticas e econômicas, sem prejudicar seu propósito e princípios.
O balancete de verificação é um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos (saldos de débito/saldos devedores e saldos de crédito/saldos credores).
Através do balancete é possível chegar a vários resultados importantes para a Contabilidade de uma empresa num dado período de tempo, bem como elaborar outros demonstrativos contábeis importantes, como por exemplo, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Balanço Patrimonial (BP).
Através desse método cada débito deverá corresponder a um crédito de mesmo valor, tendo a função de verificar se a soma dos saldos devedores é igual a soma dos saldos credores.
Com esse demonstrativo poderá ser utilizado por diversas empresas na administração e verificação de recursos de entrada e saída. O grau de detalhamento do balancete de verificação deverá estar adequado à finalidade do mesmo conforme a necessidade da empresa.
O