ATPS CONTABILIDADE GERAL
Passo 1
1.1– Exprimir os conceitos aprendidos bem como os exemplos apresentados:
Após o estudo aprendemos que as principais técnicas contábeis são escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações contábeis.
Escrituração é o registro dos fatos contábeis que afetam ou afetaram o patrimônio da empresa, o registro tem inicio nos documentos que comprovam os fatos, seguido do registro dos mesmos. A ordem de escrituração pode ser feita de diversas formas, dependendo da escola contábil ou da forma de compreensão da ciência contábil. No Brasil o método de registro ou escrituração dos fatos contábeis é o método das Partidas Dobradas, onde as contas possuem relação entre elas, ou seja, cada débito corresponde um crédito de igual valor.
Vamos demonstrar a forma mais utilizada de escrituração dos fatos contábeis que se inicia com o registro no livro diário.
Livro diário é um livro para registro das operações surgiu em 1494, com a finalidade de e controlar aquisições, dívidas, abertura e fechamento de contas, lucros e perdas, arquivamento de documentos, enfim tudo relacionado à entidade. Destacado como necessário ao bom comerciante.
Cada registro ou lançamento é feito em ordem cronológica, seguindo um padrão que determina as informações do lançamento, se é um lançamento a crédito ou débito, o histórico do lançamento: se foi uma compra de produtos ou serviços, se foi um pagamento ou empréstimo, e por fim o valor que foi utilizado. Em seguida transcrevesse os registros ou lançamentos para o livro razão.
Livro razão é um livro que possibilita controlar separadamente o movimento de todas as contas. O controle individualizado das contas é importante para se conhecer os seus saldos, possibilitando a apuração de resultados e elaboração de demonstrações contábeis, como o balancete de verificação, balanço patrimonial, etc.
Ou seja, é o detalhamento por contas individuais dos lançamentos realizados no livro diário, sendo usado para resumir e