ATPS CONTABILIDADE etapa 1 e 2 pronta
A contabilidade é um dos ramos da administração, usado para que tenha- se controle de todas as entradas e saídas das empresas. É através dela e de suas ferramentas que temos a possibilidade de visualizar informações sobre a situação financeira de uma entidade, e que facilitam as tomadas de decisões administrativas por parte dos proprietários, como também dos que pretendem investir na empresa. Usa- se de técnicas contábeis para que seja feito o levantamento das informações de ordem econômica e financeira das companhias, e são elas a escrituração, as demonstrações contábeis, auditoria e a análise das demonstrações contábeis.
A escrituração é o ato de registrar todas as movimentações financeiras da empresa em livros contábeis. Ela é a primeira e principal técnica contábil, pois somente a partir dela que se desenvolvem as demais técnicas de demonstração.
O Código Civil Brasileiro - Lei 10.406/2002, a partir do artigo 1.179, versa sobre a obrigatoriedade da escrituração contábil, para o empresário e para a sociedade empresária:
Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
Á partir dos dados registrados nos lançamentos é que podemos realizar os relatórios contábeis (balanço patrimonial e DRE), para que por fim, seja feita uma análise do patrimônio empresarial. Técnicas Contábeis:
São 4 as técnicas contábeis: escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações contábeis.
A Escrituração são os registros dos lançamentos nos livros contábeis ou seja é o conjunto de lançamentos através dos documentos que comprovam os fatos.
São 2 os meios de Escrituração:
Partidas Simples: registrar as operações através do controle de um só elemento.
Partidas Dobradas: a cada debito