Atps Contabilidade 2
Os bens e direitos representam a parte positiva do patrimônio que é o Ativo.
As obrigações representam a parte negativa do patrimônio que é o Passivo.
Bens: é tudo aquilo que possuir valor econômico e que pode ser convertido em dinheiro. São as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades da empresa. Os bens se classificam em: Bens Móveis, Bens Imóveis, Bens Tangíveis e Bens Intangíveis. Os bens fazem parte do ativo.
Bens Móveis: são móveis os bens passiveis de remoção sem danos, seja por força própria ou por força alheia. São objetos concretos, palpáveis, físico e que não são fixos ao solo. Exemplo: dinheiro, veículos, móveis, utensílios, máquinas, estoques.
Bens Imóveis: são imóveis os bens que não podem ser retirados do seu lugar natural, sem destruição ou danos, ou seja, aqueles que são fixos ao solo ou subsolo. Exemplo: árvores, edifícios, terrenos, construções.
Bens Tangíveis: são os bens que constituem uma forma física, bens concretos que podem ser tocados: Exemplo: veículos, terrenos, dinheiro, móveis e utensílios, estoque.
Bens Intangíveis: são os bens que não constituem uma realidade física e que não pode ser tocada. Exemplo: nome comercial (marca), patente de invenção.
• Direitos – são tudo o que a empresa tem para receber, seja para benefícios presentes ou futuros. Exemplo: duplicatas a receber, aluguéis, contas a receber.
• Obrigações – são dívidas, valores a serem pagos. Exemplo: salários a pagar, aluguéis a pagar, contas a pagar, fornecedores, duplicatas a pagar, impostos.
• Patrimônio Líquido – representa aquilo que de fato a empresa tem, o que lhe sobra depois de pagar todas as suas dividas, é a diferença do ativo menos o passivo depois de feitos todos os lançamentos do período desejável.
• Fatos Administrativos – são aqueles que provocam