Atps comportamento organizacional
O pensamento "sistêmico" é uma forma de abordagem da realidade que surgiu no século XX, em contraposição ao pensamento "reducionista-mecanicista" herdado dos filósofos da Revolução Científica do século XVII, como Descartes, Bacon e Newton. O pensamento sistêmico não nega a racionalidade científica, mas acredita que ela não oferece parâmetros suficientes para o desenvolvimento humano, e por isso deve ser desenvolvida conjuntamente com a subjetividade das artes e das diversas tradições espirituais. É visto como componente do paradigma emergente, que tem como representantes cientistas, pesquisadores, filósofos e intelectuais de vários campos. Por definição, aliás, o pensamento sistêmico inclui a interdisciplinaridade.
2. O artigo Pensamento Sistêmico.
O século XX trouxe à nossa sociedade ocidental a descoberta e que vivemos em sistemas. Sistema pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas que se interagem para alcançar um objetivo. A partir dessa noção, podemos afirmar que o ser humano é um
O século XX trouxe à nossa sociedade ocidental a descoberta e que vivemos em sistemas. Sistema pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas que se interagem para alcançar um objetivo. A partir dessa noção, podemos afirmar que o ser humano é um sistema dentro de sistemas. Nosso organismo é um conjunto de órgãos funcionando coordenadamente para o nosso bem-estar.
Há um equilíbrio tridimensional entre corpo, mente e meio-ambiente, como se o nosso organismo fosse programado para viver em equilíbrio e todos os órgãos envelhecerem juntos, ao mesmo tempo. Essa é a teoria do relógio biológico a qual prevê que qualquer desequilíbrio nesse sistema resulta em doença. Assim sendo, velhice jamais estaria associada à doença, desde que façamos por manter esse equilíbrio quando nosso mecanismo natural já não consegue fazê-lo por si próprio.
Se qualidade de vida depende da manutenção do equilíbrio entre corpo, mente