Atps Ciências Sociais
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A representação das Ciências Sociais na sociedade
Porto Alegre, novembro de 2013.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A representação das Ciências Sociais na sociedade
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis, como requisito da disciplina de Ciências Sociais sob orientação da Professora Ma. Cláudia Benedetti.
Porto Alegre 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. O mundo moderno e suas implicaões 6
2. Escravos do consumo 8
3. Desigualdade social 9
4. Situações cotidianas de exploração do meio ambiente 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
Para compreendermos o mundo a nossa volta não basta apenas fazermos parte dele.
É notório que as mudanças estão por toda parte. E há uma ciência que estuda e engloba os diversos aspectos da nossa vida. As Ciências Sociais é o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. Vejamos1:
O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.
Assim, precisamos ter definidos os conceitos de cultura, indivíduo e sociedade para ter uma visão mais abrangente da temática Ciências Sociais. Por cultura temos2: “aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social”.
Um