Resenha Crítica do livro Estratégia do Oceano Azul
TURMA: 1º período manhã
CURSO: ADM
PROF: Elaine A P
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA OBRA: KIM W. C., MAUBORGNE R. A estratégia do oceano azul. 28ª Ed. Editora Elsevier. Rio de Janeiro. 2005
AUTOR: W. Chan Kim e Renée Mauborgne
O livro A estratégia do oceano azul é uma obra destinada a expandir o raciocínio dos empreendedores, grandes ou pequenos, e possibilitar uma visão diferenciada do mercado consumidor. O livro se organiza como um plano de ação, é dividido em três etapas: A apresentação e definição do que os autores chamam de “Oceanos azuis”, formulação estratégica de um “Oceano azul” e, por último, a implementação da estratégia propriamente dita. É um livro de leitura fácil e objetiva, por conta disso, pode ser assimilado por pessoas com ou sem conhecimentos administrativos prévios.
A primeira parte do livro destina-se a explicação do que seria um “oceano azul” e traça um paralelo permeado por exemplos, com os “oceanos vermelhos”. Um “oceano azul” corresponde à uma parcela do mercado consumidor no qual não há concorrência direta, isso acontece porque, quando uma empresa cria modificações significativas em seus serviços, ela passa a atingir mercados diferentes dos pré-existentes. Os “oceanos vermelhos” é a denominação que os autores dão à mercados já saturados pela competição (fica aqui uma analogia a um oceano com sangue das empresas que disputam entre si).
Na seqüência vemos que a criação dos “oceanos azuis” é necessária e muito lucrativa, por explorar não só os consumidores como os não-consumidores, diminuindo custos e maximizando os lucros. Para isso ele defende a idéia de inovação de valor, que é feita baseando-se, literalmente, nas duas palavras dessa expressão: o produto ou serviço deve ser inovador e, ao mesmo tempo, ter valor para o consumidor.
Como seria feita a descoberta de um produto ou serviço que carregasse consigo a inovação de valor? Os autores mostram que o jeito mais prático e fácil de chegar à conclusão do que