ATPS ciencias sociais6ss
667 palavras
3 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONALATIVIDADE DE AUTO-DESENVOLVIMENTO CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA-TEMA 03: O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE
2013
PASSO UM:
Os principais agentes de socialização são: a família, a escola, os grupos de “status”, os meios de comunicação em massa e os grupos de referência.
A família é o agente de socialização mais importante. Ao nascer, todo individuo sofre influencias com base na cultura, modos de agir de pensar e crença, incentivados por seus pais. Com o convívio familiar, a criança adota características típicas dos pais, como jeito de se vestir, falar, assim como cultura e religião. O ambiente familiar é diversificado, podendo ser mais ou menos autoritário, permissivo, dependendo da religião ou cultura.
A escola também é fundamental para a socialização, pois diferente do ambiente familiar, a criança passa a ter contato com várias outras pessoas, com formação familiar diferente. Aprendendo a conviver, respeitando as diferenças sociais e culturais de outras crianças.
Com todas as regras, sendo aplicadas igualmente para todos, elas passam a consolidar sua personalidade individual e social.
Os grupos de status ajudam sua formação social à medida que vão avançando a idade, formando seus gostos, gestos, modo de falar próprio assim por diante.
Os meios de comunicação de massa, como a televisão, são considerados novos agentes de socialização. Eles influem bastante na formação social. Ela pode influenciar tanto negativamente, com seus programas violentos e cenas de sexo, quanto positivamente, voltado para o lado das preocupações sociais e ambientais.
Os grupos de referências são usados como modelos de comportamento e atitudes por toda vida. Geralmente são astros do cinema, do rock, jogadores de futebol, etc., são pessoas que tiveram atitudes que causaram admiração para uns e nem tanto para outros, podendo ser exemplos positivos ou negativos. Exemplo: Ayrton Senna é um ídolo com exemplos positivos. Já, Hitler, foi admirado na