ATPS CIENCIAS CONTABEIS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
dorival da silva stanislan ra 6946457468
ELAINE MARIANO DE ALMEIDA SILVA RA 6377225718 erivaldo FRANCISCO MARTINS ra 7566608353
Nubia pereira ra 6785399832 paulo henrique de maria ra 6788370980 renato NOlasco cerqueira ra 676371764
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
professor de ensino a distância: MONICA SATOLANI tutor: Vanessa hornos
SÃO PAULO novembro/2013 SUMÁRIO
A CLASSE TRABALHISTA VAI AO PARAÍSO
O filme tem como cenário uma fábrica que produz peças para motores, que utiliza o sistema de metas de produção, com o desenvolvimento tecnológico á aumento na produção, porém sem reajuste salarial, no inicio produziam 1000 peças e passaram a produzir 3000 peças com o mesmo salário. Os operários eram obrigados á usarem toucas como as operárias, hoje isto seria caracterizado como assédio moral.
O ator principal Lulu Massa (Gian Maria Volont) é o operário padrão, que dita o ritmo de trabalho para os outros operários, determinando as metas a serem atingidas.
Sua postura é de carrasco para os operários e de eficiência para o patrão. É taxado puxa-saco pelos colegas por ser submisso ao patrão, seus colegas acham que ele deveria lutar para diminuir as metas em invés de aumenta-las.
Em casa ele passar por vários conflitos com a esposa, devido ao seu stress, o trabalho é visto por ele como uma competição onde ele é o campeão. Ele acaba sofrendo um acidente e tendo um de seus dedos decepados, daí pra frente sua vida muda.
Depois de todo o conflito Lulu acorda para realidade que o cerca, o filme mostra a teoria do valor do trabalho ,quando Lulu analisa as coisa inúteis que comprou com muitos anos de trabalho, ele faz a conta de quantas horas de trabalho dedicou para cada objeto que adquiriu:
Estátua, 2 dias de trabalho,mesinha,30 horas de trabalho, ele se revolta.
Ele passa a ser um líder