ATPS Calculo 2
O conceito de velocidade instantânea está associado a um instante de tempo. Por exemplo, t1. E escrevemos v(t1) para o módulo dessa velocidade instantânea.
Podemos pensar que o módulo da velocidade instantânea v(t1) é o valor do módulo da velocidade média v(t1,t2) quando t2 é tomado muito próximo de t1. Desse modo, o cálculo do módulo da velocidade instantânea v(t1) pode ser feito como o cálculo do módulo da velocidade média v(t1,t2), desde que o segmento de reta secante seja substituído por um segmento de reta tangente ao gráfico posição x tempo.
Já observamos que o conceito de velocidade média está associado a dois instantes de tempo.Por exemplo, t1 e t2. E escrevemos v (t1,t2) para o módulo dessa velocidade média.Por outro lado, concluímos que o módulo da velocidade média entre esses instantes de tempo pode ser obtido a partir do segmento de reta secante ao gráfico da posição em função do tempo. Esse segmento de reta deve ligar os pontos A e B do gráfico, pontos estes que correspondem aos instantes de tempo t1 e t2. O conceito de velocidade instantânea está associado a um instante de tempo.
Por exemplo, t1. E escrevemos v (t1) para o módulo dessa velocidade instantânea. Podemos pensar que o módulo da velocidade instantânea v (t1) é o valor do módulo da velocidade média v (t1,t2) quando t2 é tomado muito próximo de t1.
Desse modo, o cálculo do módulo da velocidade instantânea v (t1) pode ser feito como o cálculo do módulo da velocidade média v (t1,t2), desde que o segmento de reta secante seja substituído por um segmento de reta tangente ao gráfico posição x tempo.
É a taxa de variação da posição de um corpo dentro de um intervalo de tempo infinitesimal (na prática, instantâneo). Define-se velocidade instantânea ou
simplesmente velocidade como sendo:
Exemplo: Função x = 3t² + t3 + 2t – 4 (Mudar a função)
Velocidade no tempo 2s x = 3t² + t³ + 2t - 4 v = dx = 3x2t2-1 + 2xt 3-1 + 2 – 0 dt v = 6t + 2t² + 2
Se t = 2s v = 6x2 + 2x2² + 2