Atps Banco De Dados
ATPS
SISTEMAS DE BANCO DE DADOS
Cid, Hugo, Gilberto, Anderson, Ludimila
Turma: BSI 3º SEMESTRE Turno: Noturno
TAGUATINGA, JUNHO 2011
ETAPA 01 – Passo 1 Sistema de Banco de Dados X Sistema de Arquivos Antes de SGBDs as aplicações utilizavam sistemas de arquivos do Sistema Operacional. Através de arquivos, as aplicações armazenavam seus dados através das interações com a aplicação. Sendo armazenados em diversos arquivos, precisando de diferentes programas de aplicações para extrair e acrescentar registros, elevando de formas os custos destas aplicações.
Dados e Meta-dados na base
Os dados e a descrição correspondente são armazenadas na base e gerenciadas pelo SGBD.
Independência de Dados-Programas
Modificações como inclusão de um novo campo não afetam os programas.
Abstração de Dados
Representação conceitual através de um modelo de dados que só usa conceitos lógicos.
Múltiplas Visões
São visões, de como os usuários vêem o banco de dados; - Cada um vê o banco de dados ao seu modo. Representam a abstração de mais alto nível da arquitetura; Construídos de forma que sejam removidos os conflitos entre duas ou mais visões.
Sistema de Banco de Dados
Vantagens Dados podem ser compartilhados; Redundância pode ser reduzida; Inconsistência pode ser vista (Ate certo ponto); Suporte a transações pode ser fornecido; Integridade pode ser mantida; Segurança pode ser reforçada; Requisitos contraditórios podem ser equilibrados; Padrões podem ser reforçados.
Desvantagens Os sistemas de banco de dados são complexos, difíceis e demorados para projetar; Custos Iniciais de softwares e hardwares altos; Danos ao banco de dados afetam virtualmente todos os programas; Custos altos para a conversão de sistemas baseados em arquivos para banco de dados;
Treinamento inicial necessários aos programadores e usuários.
Sistemas de Arquivos
Vantagens É padrão aberto, não sendo preciso pagar