atps banco de dados etapa 1.2
Sistemas de Bancos de Dados
Professor: Samuel
Arquivos Convencionais X SGBD
Arquivos Convencionais Antes de SGBDs as aplicações utilizavam sistemas de arquivos do Sistema Operacional e através de arquivos, as aplicações armazenavam seus dados através das interações com a aplicação. Por ser feito de forma simples,não requer muito conhecimento,pois qualquer um que ler, já sabe do esta falando. A implantação e interação com o sistema não é fácil, não é possível saber quem é chave estrangeira, e quem é chave primaria. Qualquer dano ao banco de dados todos os programas são afetados virtualmente e todos os usuários podem usá-lo como documentação. Um Sistema de processamento de arquivos convencional onde, registros permanentes são armazenados em vários arquivos e diversos programas de aplicação são escritos para extrair e gravar registros nos arquivos apropriados, podem ser apropriadamente gerenciados pelos sistemas operacionais existentes. Mas, estes sistemas apresentam numerosas desvantagens:
Inconsistência e Redundância de Dados: Como arquivos e programas normalmente são criados e mantidos por diferentes programadores, em geral é comum que os arquivos possuam formatos diferentes e os programas estejam escritos em diferentes linguagens de programação. Além disso, a mesma informação pode estar repetida em mais de um arquivo.
Dificuldade de Acesso aos Dados: Normalmente em um sistema de processamento de arquivos comum, quando existe uma necessidade de uma relação de empregados, por exemplo, segundo uma determinada condição, se esta situação não tiver sido prevista inicialmente no sistema, é necessário que um novo programa seja desenvolvido e que gere esta lista solicitada. O fato é que este ambiente não está preparado para atender ‘as necessidades de recuperação de informações de modo eficiente.
Isolamento dos Dados: Como os dados estão dispersos em vários arquivos, e estes arquivos podem apresentar diferentes formatos, é