ATPS Arte E Criatividade 6 Sem
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Arte, Criatividade e Recreação
Aline Fátima de Lucas RA 357802
Dayane Rodrigues Nascimento RA 374582 Ludmila Neres Miranda RA 370450
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial da disciplina de Arte, Criatividade e Recreação
SÃO SEBASTIÃO / DF
2014
Introdução
A arte é uma linguagem que possibilita o entendimento do mundo sem a linguagem verbal. “Ela faz com que as pessoas entendam conceitos sem passar pela questão da fala, da oralidade, envolvendo diretamente o sentimento, a subjetividade”, acredita a arte-educadora Fernanda Saguas. O ensino de arte na atualidade é de fundamental importância, pois estimula a criatividade, desenvolve o senso critico, o modo de pensar, diferenciar, comparar, generalizar, interpretar, conceber possibilidades, construir, formular hipótese e decifrar metáforas.
Arte abre às portas da criatividade dando à criança a liberdade e ousadia para mergulhar no mundo imaginário. Além de contribuir para interação social, desenvolvimento individual, mental e cognitivo. Sendo assim as crianças aprendem a explorar o mundo em sua volta, passam a apropriar das formas de expressões artísticas e interpretações para a produção em textos, desenhos, teatro, etc.
Podemos deduzir, então, que a arte é elemento aceitável e até necessário para a educação. Ela, por si própria, se torna uma base para uma gama de opções que podem enriquecer as relações, tornando o processo educacional muito mais aproveitável e deleitoso para alunos e professores, promovendo assim um bem maior no ambiente escolar como um todo.
Narrativo autobiográfico
Eu me chamo Ludmila sou estudante do curso de pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp do