ATPS- ARMAZENAGEM
Segundo o Rodrigues (2007), De um ponto de vista do moderno operador logístico, a armazenagem pode ser definida como a gestão econômica do espaço necessário para manter estoques de mercadorias pertencentes a terceiros. Englobando todas as funções de localização, dimensionamento de área, arranjo físico, recuperação de estoque, projeto de docas ou baías de atracação e configuração do armazém.
Podemos afirmar que o conceito de armazenagem, tem início na observação pelo homem de alternar entre períodos de fartura e escassez e está intrinsecamente relacionado com a necessidade de abastecimento dos povos. A armazenagem foi estabelecida no momento que o ser humano primitivo que poderia guardar o que excedesse da suas necessidade , ou ainda permutar com produtos das quais não dispunha (escambo). RODRIGUES, Paulo R. A. Gestão Estratégica da Armazenagem - revisada e ampliada - 2a. Edição. São Paulo: Aduaneiras, 2007
A IMPORTÂNCIA DA ARMAZENAGEM
No âmbito dos negócios internacionais, observa-se a interdependência entre diferentes cadeias de suprimento, em que as partes envolvidas buscam fornecimentos regulares e constantes. Assim é fundamental a viabilização de reduções nos preços unitários dos produtos , seja através de ganhos em escala, seja através da queda dos custos financeiros das operações. A incessante busca pela redução de custos passou a ser parâmetro para obter competitividade em um cenário de comercio internacional cada vez mais intenso.
O nosso foco será a armazenagem de carga em geral, levaremos em conta de uma forma básica, o ponto de vista da prestação de serviços de armazenagem e não aquele que armazena suas próprias mercadorias ou contrata serviços de terceiros.
Se pretendemos gerenciar operações de armazenagem de forma profissional e eficiente, o ponto de partida consistirá em compreender, as motivações, procedimentos e necessidades dos clientes: como se dão em