ATPS Análise de Crédito em Condições de Risco
23 de Outubro de 2013
SUMÁRIO
Introdução 04 ética empresarial 05
COMO CARCTERIZAR A CONSCIÊNCIA ÉTICA 06 traços culturais 07 conclusão 09
BIBLIOGRAFIA 10
INTRODUÇÃO
É certo ligar o sucesso ou fracasso de uma organização ao seu comportamento ético? Tenho convicção de que sim! Ser ético, hoje, não é mais uma opção. Para pessoas e organizações, é questão de sobrevivência. Hoje não se pode avaliar uma empresa com os padrões tangíveis de ontem, pois referencial intangível como marca imagem, prestígio e confiabilidade, decidem a preferência e garantem a continuidade.
As empresas para se manterem competitivas e ainda proporcionarem índices financeiros e econômicos capazes de satisfazerem os interesses dos investidores, têm adquiridos novas competências. Para isto não bastam apenas oferecerem produtos de qualidade, são necessários novos atributos, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes. Neste contexto a implantação de uma conduta ética dentro das organizações poderá contribuir com excelentes resultados, não só no campo social como também no financeiro, proporcionando aos investidores resultados superiores a investimentos da mesma natureza.
Ética e Responsabilidade Social
A ética tem a ver com a conduta humana, com a forma como o serhumano se relaciona entre si. As relações humanas são pautadas por um conjunto deprincípios ou padrões, nem sempre consensuais, mas que permitem a interação entre aspessoas. Até agora, pouco se conseguiu quanto a princípios universais, aceitos por todosindistintamente. Catástrofes, por vezes, pelo impacto que causam, levam à produção delegislações aceitas por maiorias, pelo menos formalmente.
Os aspectos éticos na avaliação da responsabilidade social da empresa referem-se, entre outros, às dimensões éticas na condução dos negócios, às