atps administração financeira e orçamental
(Passo 01)
Avaliação de ações preferenciais
As ações preferenciais não têm data de resgate; portanto, os dividendos pagos por essa ação podem ser considerados uma perpetuidade. Os acionistas preferenciais recebem um dividendo fixo das companhias emitentes a intervalos regulares.
O valor da ação preferencial também pode ser determinado descontando o valor presente de seus dividendos em um período infinito de tempo:
VP = valor de mercado da ação preferencial
D = dividendo constante
K = taxa de desconto
Essa equação pode ser reescrita com uma fórmula de perpetuidade simples:
VP = _ D_ K
Avaliação da ação ordinária
Os compradores da ação ordinária investem na propriedade da companhia emitente, isto é, tornam-se proprietários da companhia. Os dividendos das ações ordinárias não são garantidos.
A política de dividendos de cada companhia depende da lucratividade da empresa e da disponibilidade de fundos. Os dividendos pagos num ano podem ser maiores ou menores que os pagos no ano anterior.
No decorrer do tempo, o dividendo anual por ação pode permanecer fixo, crescer a uma taxa constante, ou ter crescimento relativamente alto durante alguns anos e, depois, crescer a uma taxa constante. Devido a essas possibilidades, o cálculo do preço da ação ordinária requer cuidadosa projeção dos futuros dividendos.
O preço da ação ordinária é determinado principalmente por três fatores: os dividendos anuais, o crescimento dos dividendos e a taxa de desconto.
A taxa requerida de retorno é a taxa que irá descontar os dividendos futuros. Se a companhia tiver alto nível de risco, os investidores prevêem uma alta taxa requerida de retorno. Para encorajar os investidores a investirem seus recursos num negócio arriscado, uma compensação mais alta deve ser oferecida.
Os procedimentos para determinar o valor de uma ação ordinária em três possíveis situações são os seguintes:
Avaliando ações sem crescimento do dividendo
Sendo D