ATPS Administração de Materiais
Introdução:
A função do setor de compras, seja em determinada empresa, tem a finalidade de suprir as necessidades de materiais ou serviços, planeja-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades corretas, se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar o armazenamento.
Objetivo:
Fluxo continuo de suprimentos para atender a produção
Coordenar o fluxo para diminuir o investimento
Comprar materiais e insumos aos menores preços com qualidade
Buscar negociação justa
EDI (Eletronic Data Interchange)
EDI, ou Electronic Data Interchange, significa troca estruturada de dados através de uma rede de dados qualquer. Segundo Turban et al, o EDI pode ser definida como o movimento eletrônico de documentos padrão de negócio entre, ou dentro, de empresas. o EDI usa um formato de dados estruturado de recolha automática que permite que os dados sejam transformados sem serem reintroduzidos. Além disso, Turban et al consideram que o uso primário do EDI é transferir transações de negócio repetitivas tais como: encomendas, faturas, aprovações de crédito e notificações de envio. Isto significa que o EDI hoje, contrariamente ao que muitos acreditam, não implica comunicação em tempo real.
Centrais de compras em pequenas Empresas/Leilão
O leilão ou hasta é uma modalidade de venda, muito difundida em órgãos públicos e empresas privadas, do qual administradores e servidores necessitam solucionar de maneira simples e rápida a venda de bens.
Lote é um conjunto formado de um ou mais bens que serão leiloados. No caso de leilão de veículos um lote pode ser formado por apenas um automóvel, enquanto em um leilão de materiais um lote pode ser constituído por um conjunto de motores e peças diversas.
É basicamente uma disputa de "quem dá mais".
Quanto à definição dos leilões, tem-se:
- Natureza: Essa característica permite diferenciar leilões como sendo de oferta, de demanda ou duplo.