ATPS ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
A estratégia de manufatura deste sistema é o conjunto de decisões que visa atingir desempenho em critérios competitivos alinhados aos objetivos da empresa. Os objetivos desta estratégia definidos por Skinner são: o custo, a entrega, a qualidade, o serviço confiável, a flexibilidade de produto, a flexibilidade de volume e o investimento. As áreas de decisão são caracterizadas por um conjunto de decisões especificas que são a estrutura, cujas decisões relacionadas às características tecnológicas do sistema produtivo, e a infraestrutura, cujas decisões estão relacionadas à operação do sistema produtivo.
O sistema de PPCP é uma área de decisão da manufatura, seu objetivo corresponde anto ao planejamento como ao controle de recursos do processo produtivo a fim de gerar bens e serviços. O PPCP também é um sistema de transformação de informações, pois recebe informações sobre estoques existentes, vendas previstas, linhas de produtos, modo de produzir, capacidade produtiva. O PPCP tem como incumbência transformar estas informações em ordens de fabricação.
Deste modo o sistema de PPCP corresponde a uma função da administração, que vai desde o planejamento até o gerenciamento e controle do suprimento de materiais e atividades de processos de uma empresa, a fim de que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos para atender o programa de vendas preestabelecido.
O sistema de PPCP deve informar corretamente a situação corrente dos recursos, além de ser capaz de reagir de forma eficaz.
No sistema de PPCP é utilizado um sistema de informações que relaciona a estratégia de manufatura e apoia a tomada de decisões táticas e operacionais, referente às questões;
O que produzir e comprar;
Quanto produzir e comprar;
Quando produzir e comprar;
Com que recursos produzir.
As decisões no sistema de PPCP referem-se às atividades básicas de planejar e controlar que podem ser