Atps 1 bimestre teoria geral de sistemas
Dados são observações documentadas ou resultados da medição. A disponibilidade dos dados oferece oportunidades para a obtenção de informações. Os dados podem ser obtidos pela percepção através dos sentidos (por exemplo observação) ou pela execução de um processo de medição. Antes de iniciar a análise de uma base de dados, é preciso determinar corretamente que tipo de dados está disponível. Disso depende o tipo de análise a ser feito e a ferramenta a ser utilizada. Existem muitas formas de classificar dados, dependendo do seu uso e da forma como os dados serão armazenados (em papel, em arquivo eletrônico, etc.). Dados em Software.
Com respeito à inserção de dados em um software computacional, as variáveis em uma base de dados são classificadas tipicamente como numéricas (N), texto (T) ou data (D). Como exemplos de variáveis numéricas temos idade, renda, saldo da fatura, número de dependentes, etc. O sexo, estado civil, nome, rua, CEP, CIC, status do cliente são exemplos de variáveis alfanuméricas. A data de vencimento da conta e a data de nascimento são exemplos de variáveis do tipo data. Variáveis numéricas são passíveis de serem manipuladas aritmeticamente. Embora a variável CEP seja representada numericamente, ela não é uma variável numérica. Podemos representar na base de dados a variável Sexo pelos símbolos 1 e 2, sendo 1=Masculino e 2=Feminino, mas mesmo assim a variável Sexo não é numérica. Não faz sentido, por exemplo, calcular a média dos sexos dos clientes, nem calcular a média dos CEP.
2 – Informação.
Informação é um termo que pode assumir muitos significados dependendo do contexto, mas como regra geral está relacionada com alguns conceitos como símbolos, significância, dados, conhecimento, entropia negativa, comunicação, verdade e mensagem, se utilizado no contexto dos sistemas de comunicação. Se utilizado no contexto de sistemas de informação, o termo