Atmosfera da terra
Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra.
Estão na biosfera todos os organismos vivos que vivem no planeta.
O termo "Biosfera" foi introduzido, em 1875, pelo geólogo austríaco Eduard Suess. Entre 1920 e 1930, foi aplicado para designar a parte do planeta ocupada pelos seres vivos.
Biosfera é o conjunto de todas as partes do planeta Terra onde existe ou pode existir vida. A biosfera é um tanto irregular, por causa da escassez ou inexistência, de formas de vida em algumas áreas. Os seus limites vão dos fins das mais altas montanhas até às profundezas das fossas abissais marinhas.
A vida na Terra teria surgido há cerca de 3800 milhões de anos.
Atmosfera
Uma atmosfera é uma camada de gases que envolve um corpo material com massa suficiente. Os gases são atraídos pela gravidade do corpo.
A atmosfera terrestre protege os organismos vivos dos raios ultravioleta.
A camada de ar que envolve a Terra é conhecida como atmosfera (atmos = ar; esfera = esfera terrestre). A atmosfera pode ser dividida em cinco camadas: a troposfera, a estratosfera, a mesosfera, a ionosfera e a exosfera.
1) A troposfera é a camada mais próxima da crosta terrestre, onde estão os seres vivos de hábito terrestre. É onde o ar está mais concentrado. Significa "esfera turbulenta". É ao longo dos seus 12 km de espessura que ocorrem os fenômenos meteorológicos.
2) Na estratosfera está a camada de ozônio, que funciona como um filtro para os raios solares. Ela absorve a radiação solar ultravioleta, deixando passar apenas parte deles e protegendo a vida da Terra. Tem espessura média de 38km.
3) Na mesosfera está 1% do peso do ar, que ficou quase todo para trás. Tem aproximadamente 50km de espessura.
4) A ionosfera possui grande quantidade de íons (átomos eletricamente carregados). Tem espessura aproximada de 470km. O ar é raro, mas oferece resistência aos meteoros, que bombardeiam diariamente a Terra, fragmentando-os.
5) A exosfera é a camada mais externa da