Atletismo
Quais países possuem base cientifica na Antártida?
R: Hoje, 29 países possuem bases científicas na Antártica: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Bélgica, Bulgária, Chile, China, Coreia do Sul, Equador, Espanha, EUA, Federação Russa, Finlândia, França, Índia, Itália, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Peru, Polônia, Reino Unido, República Checa, Romênia, Suécia, Ucrânia e Uruguai.
O que propõe o Tratado da Antártida?
R: Exploração científica para os países que assinaram o mesmo, com direito futuro a uma fatia das riquezas minerais que vierem a ser exploradas pelos parceiros
Existem elementos da flora e da fauna representados neste continente?
R: Sim, existem fauna e flora na Antártida. Devido às condições climáticas da Antártida, poucas são as plantas que conseguem sobreviver na região, sendo que sua vegetação se limita a musgos, líquens, algas e fungos. O crescimento e a reprodução dessa vegetação ocorrem geralmente no verão.
Por que a Antartida é considerada um continente inóspito?
R: Porque lá é muito frio, não há vegetação e há pouca vida animal. Os únicos humanos que habitam a Antártida são cientistas que fazem pesquisas na região.
Quais são os minérios existentes no continente?
R: O principal recurso mineral conhecido no continente é o carvão Inicialmente, fooi encontrado por Frank Wild perto da Geleira Beardmore na expedição do Nimrod, e conhece-se a existência de carvão de baixa qualidade em muitas partes dos Montes Transantárticos. As Montanhas Príncipe Charles contêm depósitos significativos de minério de ferro. Os recursos mais valiosos da Antártica, localizados ao largo do continente, são campos petrolíferos e de gás natural, encontrados no Mar de Ross em 1973. A exploração de todos os recursos minerais está proibida pelo Protocolo de Proteção Ambiental do Tratado da Antártica. 2048, tal proibição só poderá ser revogada ou alterada sob aprovação unânime dos países consultores do Tratado