ATLETISMO
1) Busque, em sites confiáveis, livros de atletismo, revistas, entre outros, qual a razão para a alteração do nome da IAAF. O que isso significa para o desenvolvimento da modalidade?
2) Baseado em informações que podem ser obtidas em livros, revistas especializadas e páginas da internet, é possível observar grandes diferenças nos equipamentos utili¬zados pelos atletas (roupas, dardo, piso da pista de atletismo) e diferenças mais sutis em cada técnica utilizada. O que poderia explicar esses fatores?
3) Com relação às metodologias de ensino apresentadas, você acredita haver uma que melhor se adéque ao ensino do atletismo? Que outra forma de ensino e treinamen¬to poderia ser proposta?
Respostas
1) A IAAF, antiga Federação Internacional de Atletismo Amador, definida no primeiro congresso em Estocolmo alterou seu nome para Associação das Federações Internacionais de Atletismo, mantendo a mesma sigla. A entidade decidiu deixar o adjetivo "amador" de lado devido a ascensão da modalidade, aumento de atletas, premiações e eventos.
As vantagens geradas pela mudança de nome são claras: o profissionalismo do esporte. Agora as competições são cada vez mais televisionadas e "cobertas" pela imprensa em geral. A procura pela modalidade aumenta, seja pela saúde ou pelo espírito competitivo que vem desde os tempos olímpicos da Grécia.
2) Um milésimo de segundo é suficiente para definir o campeão do vice-campeão. Como dizem os técnicos mais exigentes "O segundo lugar é o primeiro perdedor", portanto, a busca pela performance e o alto rendimento requer melhores condições de chegar ao alto do pódio. Além do treinamento árduo dos atletas, um dardo mais leve e com aerodinâmica melhor ou um solado mais aderente ao solo melhora significamente o resultado do atleta. A tecnologia dos acessórios e equipamentos para o esporte vem com esse objetivo.
3) Vejo no atletismo o treinamento completo para desenvolver a capacidade física das pessoas, pois trabalha o