atletismo
O atletismo é o esporte mais tradicional do programa olímpico. Disputado desde a primeira edição, atualmente distribui 47 medalhas de ouro, 24 entre os homens e 23 entre as mulheres.
As provas são divididas em:
• Campo (saltos e arremessos)
• Pista (corridas com e sem obstáculos e revezamento)
• Rua (maratona e marcha)
• Combinadas (decatlo e heptatlo).
Boxe
A categoria dos pesos pesados é a mais importante do boxe desde o seu surgimento. Acredita-se que a mística foi criada não somente porque os pugilistas desta categoria são os mais pesados, mas também pelo número de nocautes e grandes diferenças de altura, estilo e peso.
Ciclismo
Ciclismo é um esporte de corrida de bicicleta cujo objetivo dos participantes é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível.
Ginástica
A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.
Modalidades da ginástica
Argolas, rítmica, solo...
Levantamento de peso
No levantamento de peso, ganha o atleta que levantar mais peso na soma das duas provas, o arranque e o arremesso. No arranque, os atletas devem inclinar o corpo por baixo dos halteres e levantá-lo rapidamente sobre a cabeça, sem nenhuma pausa durante o movimento.
No arremesso, o movimento é feito em dois tempos. Primeiro, os halteres são levantados até o peito. Depois, com um único movimento, eleva-se a barra acima da cabeça, com os braços totalmente esticados.
Judô
É um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
Luta livre Grego-Romano
A luta greco-romana