atletismo
Objetivos
Perceber e compreender as interfaces existentes entre a prática do atletismo e do basquetebol; reconhecer a importância de uma formação esportiva abrangente.
Conteúdos
Força rápida; Tempo de reação; Resistência de jogo/prova ; resistência de saltos, sprints e suas combinações com paradas bruscas e mudanças de direção em variados movimentos defensivos e ofensivos; Percepção, identificação e estabelecimento de relações entre os componentes presentes no treinamento de diversas modalidades esportivas.
Tempo estimado
Duas aulas
Materiais
Bolas de basquete, apito, coletes, prancheta, papel, caneta.
Introdução
A entrevista de VEJA com o mítico Joaquim Cruz, duas vezes medalhista olímpico na prova dos 800m (ouro em Los Angeles em 1984 e prata em Seul em 1988), traz à tona a discussão da política de investimentos para a realização do evento na cidade do Rio de Janeiro em 2016. O texto é um bom ponto de partida para uma aula de Educação Fisica.
Texto de apoio ao professor Joaquim Cruz e o esporte no Brasil
Cruz - como foi chamado pelos jornalistas internacionais na ocasião de suas conquistas - questiona a falta de planejamento a longo prazo para o desenvolvimento de atletas de ponta e fala sobre a importância do legado do evento máximo do esporte - as Olimpíadas - para o próprio esporte, para a cidade, para o atleta, e conta que, para ele, o que importa é o que fica, e não o que passa.
A história deste ícone do atletismo brasileiro demonstra na prática que, assim como a formação intelectual, uma formação esportiva abrangente agrega valores e sentido para a vida do indivíduo, independentemente deste escolher o esporte como profissão. Suas palavras inspiram e nos levam a refletir, trazendo uma mensagem ao compartilhar um pouco de sua história de vida e ao resgatar a memória de outros antigos heróis do esporte que trilharam um árduo caminho na busca de algo além dos "louros da vitória": um propósito para suas vidas.