Atletismo
POUSO ALEGRE
NOVEMBRO, 2013
ATLETISMO
POUSO ALEGRE
NOVEMBRO, 2013
INTRODUÇÃO
Desde os tempos mais remotos, o homem se utiliza de algumas habilidades para resguardar a integridade física e preservar sua sobrevivência. Abater um animal durante a caça, ou mesmo proteger-se durante a fuga nas situações de perigo, exigem do homem a execução de movimentos corporais complexos.
A expressão lúdica dessas habilidades tão ovacionadas pela Grécia Antiga fez nascer o Atletismo, esporte que enfatiza os movimentos básicos do ser humano: andar, correr, saltar e arremessar. É chamado, por isso, de “Esporte Natural” ou “Esporte Base”, pois na sua prática confunde-se com os movimentos essenciais do ser humano.
Individualmente ou em combinação, os quatro movimentos podem se expressar através de uma variação infinita de técnicas, mantendo sempre o objetivo de atingir os maiores resultados dentro da modalidade executada.
O tempo e a distancia serão sempre os limites a serem superados, independentemente da forma com que os movimentos sejam executados, embora regras tenham que ser respeitadas para uniformizar as condutas entre os atletas.
A particularidade desse esporte, considerado por muitos como o mais completo dentre os praticados, é o fato de ser executado de forma individual, o que valoriza o atleta no que se refere á capacidade de aprender, aperfeiçoar movimentos e buscar sempre a superação de limites.
O atletismo moderno é disputado desde os meados do século 19, e muitas de suas provas atuais já tinham sido apresentadas durante a Olimpíada de Atenas (Grécia) em 1896 (1 versão dos Jogos Olímpicos da Era Moderna).
Criada em 1912, durante os Jogos Olímpicos de Estocolmo (Suécia), a IAAF (International Athletics Amateur Federation), com sede em Monte Carlo (Mônaco), é o órgão internacional responsável por esse esporte em todo mundo. No Brasil, a direção do esporte é de