Atletas olímpicos em Portugal
Os Jogos Olímpicos são um grande acontecimento internacional, com vários desportos tanto para verão como para inverno, em que milhares de atletas participam em várias competições. Os Jogos Olímpicos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno alternando-se, embora ocorram de quatro em quatro anos os respectivos Jogos sazonais. Os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia. Foi o Barão Pierre de Coubertin que fundou o Comité Olímpico Internacional conhecido como COI em 1894. O COI tornou-se o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja sua estrutura e ações são definidas pela Carta Olímpica.
Barão de Coubertin Cerimonia de abertura dos jogos Olímpicos de Verão em 1896 na Grécia
A evolução do Movimento Olímpico durante o século XX obrigou o COI a adaptar os Jogos a várias mudanças. Algumas dessas mudanças incluíram a criação dos Jogos de Inverno para desportos com gelo e neve, os Jogos Para-olímpicos para atletas com deficiências físicas e os Jogos Olímpicos da Juventude para atletas adolescentes. O COI também teve de adaptar-se as diferentes variáveis económicas, políticas, sociais e as realidades tecnológicas do século XX.
Luís Gonçalves
Vencedor das medalhas de ouro e prata nos jogos Para-olímpicos na modalidade de Atletismo
Portugal começou a sua participação nos Jogos Olímpicos na Escandinávia, tanto nos Jogos de Verão como nos jogos de Inverno. A criação do Comité Olímpico de Portugal foi em 1909 e o reconhecimento do COI foi no mesmo ano. Portugal foi o décimo terceiro país a aderir ao Movimento Olímpico.
Três anos depois, Portugal estreou-se nos Jogos Olímpicos de Estocolmo. Desde essa altura o nosso