Jogos olimpicos
Introdução
Desde os tempos da Grécia antiga, o desporto foi sendo valorizado como uma actividade com grande competição em que o mérito dos atletas é recompensado. Quando, após longos anos sem esta celebração, em 1896, foi retomada a tradição grega, iniciando-se assim o longo percurso dos Jogos Olímpicos.
Os Jogos Olímpicos são grandes eventos internacionais, com desportos de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições.
Atualmente os Jogos são realizados de quatro em quatro anos , com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais.
Optei por organizar o meu trabalho da seguinte forma: numa primeira parte vou falar sobre os Jogos Olímpicos da Antiguidade, a cidade de Olímpia, a relação entre esta competição e a religião e sobre a chama olímpica. Na segunda parte vou falar sobre os Jogos Olímpicos da Era Moderna - o que é o olímpismo, os princípios do mesmo e como nasceu a vontade de fazer renascer aquela mítica competição desportiva. Seguidamente vou falar sobre os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno e posteriormente vou caracterizar cada uma das modalidades de ambas as competições
Jogos Olímpicos da Antiguidade
Jogos Olímpicos da Antiguidade
Os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade aconteceram no ano de 776 a.C. Estes tiveram lugar nas planícies da cidade Olímpia e foram dedicados aos deuses do Olimpo. Os jogos prosseguiram durante praticamente XII séculos, até que em 393 d.C., o Imperador Theodósio decretou a abolição de todos os "cultos pagão".
Cidade de Olímpia
Era a localização dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, situava-se na zona ocidental do Peloponeso que, segundo a mitologia grega, era a ilha de Pelops, o fundador dos Jogos Olímpicos.
Os Jogos Olímpicos e a Religião
Os Jogos Olímpicos tinham uma estreita ligação com os festivais de carácter religioso