Atletas mistos
Futebol
Fisiologia do Exercício
Atletas Mistos
O que seriam atletas mistos?
São atletas de modalidades que não tenha uma via metabólica predominante, no caso estes atletas utilizam tanto da via aeróbia quanto da anaeróbia.
Via Metabólica Aeróbia São exercícios na qual há uma predominância de oxigênio, são exercícios de volume moderado a longo, e de intensidade leve a moderada, tem como substrato energético o ácido graxo (gordura) e o glicogênio (hepático e muscular).
Via Metabólica Anaeróbia São exercícios que não tem predominância de oxigênio, podem ser lática ou alática, são exercícios de volume baixo, e intensidade alta, tem como substrato energético o ATP-CP e o glicogênio.
Esporte com Atletas mistos: Futebol
Por que o futebol é um esporte de atletas mistos? Dentro do futebol, o atleta é exigido de diversas maneiras, então precisa que seu organismo responda da maneira mais rápida possível. Além disso, cada posição dentro do campo tem uma exigência mais específica. Porém será visto o time como um todo neste caso.
Esportes de campo como o futebol, necessitam de um trabalho para o ganho de força, seja de força máxima, resistência de força e principalmente potência; o treinamento melhora o desempenho do atleta. As alterações fisiológicas melhoram o desempenho, e a capacidade de força sempre deve ser trabalhada.
O futebol é um esporte que durante a partida tem um maior uso da via aeróbia, mas o que determina uma boa condição física para a prática esportiva é a otimização do fornecimento energético através das vias anaeróbias. A via metabólica anaeróbia entra na parte de resistência anaeróbica (RA), que segundo Stupnicki R (2004), é a capacidade de realizar uma tarefa consistindo de séries repetidas de exercício anaeróbico na potência máxima, ou seja, uma capacidade de realizar uma série de sprints e/ou explosões sem ter uma perda substancial de velocidade, o que é indispensável para um atleta de