atlas sistema esqueletico
Os ossos do tórax formam uma verdadeira caixa com algumas fenestrações, que são os espaços entre as costelas. Elas formam um verdadeiro gradil, denominado gradil costal. Além disso o esqueleto torácico possui uma abertura superior que permite que as diversas estruturas do pescoço ganhem a cavidade torácica. E possui uma abertura inferior que, como veremos em outro capítulo, é fechada pelo diafragma.
O tórax é constituído:
- posteriormente pelas 12 vértebras torácicas
- anteriormente pelo osso esterno
- lateralmente por 12 pares de costelas. Tórax - vista anterior
Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Esterno
É um osso chato, plano e ímpar. É um importante osso hematopoético. Articula-se com as clavículas e com as cartilagens das 7 primeiras costelas. Constituído por 3 partes: manúbrio, corpo e processo xifóide.
Manúbrio
Tem um formato de trapézio. Possui:
- Uma face anterior, que também pode ser chamada de face externa ou face peitoral. Essa face é bastante lisa e levemente convexa
- Uma face posterior, que também pode ser chamada de face interna ou pleural. Ela é côncava e lisa.
- Uma borda superior onde encontramos a Incisura Jugular as Incisuras Claviculares
- Duas bordas laterais, onde cada borda possui uma incisura para a articulação da 1º costela e outra incisura para a articulação da 1/2 da 2º costela.
- Uma borda inferior, que se articula com o corpo. Essa articulação é chamada de sínfise manúbrioesternal e forma um ângulo, o Ângulo esternal ou Ângulo de Louis.
Corpo do Esterno
É a maior parte do osso esterno, tem formato alongado e possuí varias incisuras laterais para as articulações com as costelas. Possui:
- Uma face anterior ou que é levemente convexa.
- Uma face posterior, que também pode ser chamada de face interna ou pleural, côncava e lisa.
- Uma borda superior