Ativos financeiros
b) Os ativos financeiros são classificados de acordo com sua liquidez. Liquidez é a capacidade deste ativo se transformar efetivamente em dinheiro. Os ativos mais líquidos são aqueles que mais rápido se transformam em dinheiro, aqueles dos quais o investidor pode dispor mais facilmente. O ativo mais líquido da economia é a moeda. Tipos de ativos financeiros: títulos públicos, certificados de depósitos bancários, debêntures etc.
c) São comercializados no mercado de capitais.
2) Os Juros Nominais são encargos calculados sobre a dívida líquida existente. Refere-se ao fluxo de juros, apropriados por competência, incidentes sobre a dívida interna e externa. Taxa de Juros Nominal é a expressa em uma unidade de tempo diferente daquela em que os juros são capitalizados, ou seja, a taxa é expressa em uma unidade de tempo e a forma de acumulação dos juros (seja em regime simples ou composto) é feita em outra unidade de tempo. A taxa nominal ideal para o Brasil, no caso, a básica. A Selic seria em torno de 6% ao ano.
6) As ações são papéis que representam uma pequena parte do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa que emitiu essa ação, passando a correr os riscos dos negócios junto com a empresa e tendo participação nos lucros e prejuízos da mesma. Toda ação possui um código, ele é formada por quatro letras que representam o nome da empresa e um número que representa o tipo da ação.
As ações podem ser classificadas em dois tipos:
Ordinárias (ON): Quem possui ações desse tipo pode de votar em assembleias gerais da empresa, além de receber os lucros distribuídos pela empresa.