Ativo circulante
As contas a receber representam, normalmente, um dos mais importantes ativos das empresas em geral.São valores a receber decorrentes de vendas a prazo de mercadorias e serviços a clientes, ou oriundos de outras transações. Essas outras transações não representam o objeto principal da empresa, mas são normais e inerentes ases suas atividades. Clientes O grupamento das contas representativas dos clientes, que deve estar destacado no balanço e no plano de contas, apresenta-se como segue:
1 CLIENTES
Duplicatas a receber
a) Clientes
b) Controladas e coligadas – transações operacionais
c) Duplicatas descontadas
d) Provisão para credito de liquidação duvidosa
e) Faturamento para entrega futura
f) Ajuste o valor presente
g) Saques de exportação
h) Saques de exportação descontados
A conta duplicatas a receber este segregado nas subcontas de clientes e controladas e coligadas.Essa subdivisão é útil e necessária para facilitar o destaque no balança das duplicatas a receber de coligadas e controladas e, ainda, para sua menção na nota explicativa de INVESTIMENTOS ou TRANSAÇÕES ENTRE PARTES RELACIONADAS.
2
3 Duplicatas a Receber
As duplicatas a receber originam-se no curso normal das operações da empresa pela venda a prazo de mercadorias ou serviços, representando um direito a cobrar de seus clientes. As duplicatas e contas a receber de clientes estão diretamente relacionadas com as receitas da empresa, devendo ser contabilmente reconhecidas somente por mercadorias vendidas ou por serviços executados ate a data do balanço, de acordo com o principio contábil de realização da receita. Devem ser baixados somente pelas cobranças feitas, mercadorias devolvidas ou descontos comercias e abatimentos concedidos até aquela data. As contas a receber devem ser avaliadas pelo seu valor liquido de realização, ou seja, pelo produto final em dinheiro ou equivalente