atividades
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA
Disciplina: Filosofia da Educação
Profª Raissa Matos
Aluno: Lairton Alves Seraine Custódio
Polo:Gilbues
ATIVIDADE 3
1. No que consiste a filosofia e a educação socrática?
R: O pensamento filosófico educacional de Sócrates defendia a ideia de que cada indivíduo carrega a verdade em seu interior e que o papel do filósofo/educador é ajudar esse indivíduo a, por meio de diálogos e questionamentos, elucidar, trazer essa verdade a tona. E esse processo deve ser contínuo e abrangente, de modo que possa purificar-se do dos preconceitos e das convenções enraigadas.
2. Como Platão responde à pergunta: o que é justiça?
R: Platão salienta que a justiça é uma relação entre indivíduos, e depende da organização social. E que justiça é fazer aquilo que nos compete, de acordo com a nossa função, a justiça seria simples se os homens fossem simples. Os homens viveriam produzindo de acordo com as suas necessidades, trabalhando muito e sendo vegetarianos, tudo sem luxo. Para implantar seu sistema de governo, Platão imagina que deve-se começar da estaca zero, o primeiro passo seria tirar os filhos das suas mães. Platão repudiava o modo de vida com a promiscuidade social, ganância, a mente que a riqueza, o luxo e os excessos moldam, típicos dos homens ricos de Atenas, Nunca se contentavam com o que tinham, e desejavam as coisas dos terceiros. Assim resultava a invasão de um grupo para o outro e vinha a guerra.
3. Quais relações podem ser estabelecidas entre a resposta de Platão sobre o que é a justiça com a sua concepção de Paideia justa?
R: Para Platão, o ideal humano se realizava na figura do cidadão filósofo, livre das incumbências da sobrevivência, constituindo um ideal altamente elitista, além de todas as utopias da sua república ideal, da figura dos reis filósofos, devemos apreciar o ideal ético de Estado e o esforço de Platão para