atividades
Psicanálise: ela trabalha com o inconsciente e com conceitos como id, ego, superego, pulsões, transferências e contra transferências. O método básico da psicanálise é o manejo da transferência e da resistência em análise. Segundo Freud, é um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis de outra maneira. É um método para o tratamento de distúrbios neuróticos que proporciona uma série de informações psicológicas, e que se tornou uma nova disciplina científica. É uma teoria que procura descrever a origem dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana.
Gestalt: de abordagem Humanista abarca conceitos apropriados da filosofia, tais como existencialismo e fenomenologia. E está mais centrada em acolher o sujeito em sua singularidade, importando-se menos com o sintoma (o que/transtorno/doença) e mais com o que o provoca (o como), o modo de o sujeito funcionar no mundo. Acredita nas potencialidades do ser humano e na sua capacidade de autorregulação. O princípio mais importante da abordagem gestáltica é o de prôpor que uma análise das partes nunca pode proporcionar uma compreensão do todo uma vez que o todo é definido pela interação e interdependências das partes.
Behaviorismo: é uma teoria rica e profunda, que procura chegar às raízes do comportamento humano. A abordagem comportamental, como também é denominada, tem tentado através do estudo de modelos experimentais, entender as