Circuitos
Um circuito RLC (também conhecido como circuito ressonante ou circuito aceitador) é um circuito elétrico consistindo de um resistor (R), um indutor (L), e um capacitor (C), conectados em série ou em paralelo. O circuito RLC é chamado de circuito de segunda ordem visto que qualquer tensão ou corrente nele pode ser descrita por uma equação diferencial de segunda ordem.
No diagrama fasorial a tensão na resistência está em fase com a corrente, a tensão na indutância está adiantada de 90º enquanto a tensão no capacitor está atrasada de 90º. Consideremos que a fase da corrente é nula (arbitrariamente), consequentemente todos os outros fasores estarão atrelados a isso. Por exemplo, a fase de VR será zero também.
Na frequência de ressonância f0, o circuito é puramente resistivo, sendo a corrente máxima de valor V/R, estando em fase com a tensão.
Abaixo da frequência de ressonância a impedância será capacitiva (XC > XL), estando a corrente adiantada em relação à tensão.
Acima da frequência de ressonância a impedância será indutiva (XC < XL), estando a corrente atrasada em relação à tensão.
CONCLUSÃO:
Nesse experimento, após montar os circuitos desejados, foi feita a determinação da frequência de ressonância, variada a frequência lentamente, com o cuidado de a cada mudança feita, corrigir a tensão fornecida pelo gerador, para mantê-la constante. Então se colocou o osciloscópio para medir fase. Trocou-se a resistência e repetiu-se o experimento com os mesmos passos. Foram feito os gráficos e discutidos os resultados a partir do conceito de ressonância. Apesar de algumas diferenças quantitativas, foi possível a partir de este experimento confirmar qualitativamente os fenômenos pertinentes aos circuitos RLC. No circuito RLC, observando os efeitos da resistência para a ressonância, temos uma boa concordância com a previsão teórica. O desvio dos picos visto no gráfico se deve possivelmente a um erro na determinação da frequência