Atividades sobre a paz 7 º ano 2 º bimestre
PROJETO DE REFORÇO e Letramento ESCOLAR
Profª Responsável: Eliane Jorge
Escola resiste em socializar a escrita. Ler significa ver o mundo com os olhos do outro. Escrever significa expressar a própria identidade. Querer que todo mundo escreva que é revolucionário!”
JUSTIFICATIVA:
Uma educação de qualidade não é responsabilidade de apenas um professor. O processo educativo, na concepção construtivista, é trabalho coletivo, respeitando normas e finalidades do ensino, além de produção de material didático em conjunto. De posse dessas diretrizes, buscando um aprender cada vez mais distante da cópia e reprodução, parte-se para um trabalho próximo da realidade e dos conhecimentos prévios trazidos pelos alunos, onde o professor é um mediador na construção de significados próprios. A escola, em seu papel de caráter social e socializador, como espaço de construção individual e de interação, possibilitam o aprender na diversidade, de forma intra e interpessoal. Como? Para quê? Para quem? São perguntas que não podem ser esquecidas no planejamento do reforço escolar, compreendido como um espaço, tempo e rotina que permite aos educandos melhores oportunidades de apropriação da leitura e da escrita.
OBJETIVO GERAL:
• Proporcionar um tempo e espaço extra para construção de conhecimentos, descobertas e experimentações que permitam mais eficácia no aprendizado dos alunos que apresentem necessidade de atendimento diferenciado e individualizado, o qual não é totalmente possível durante as quatro horas diárias normais de estudos em sala de aula.
METODOLOGIA:
As atividades de reforço serão ofertadas no período de março a dezembro de 2013 durante a semana em rotinas que priorizem um aprender permeado pela ludicidade. Para isso serão oferecidos jogos, livros didáticos e literários; atividades de oralidade, leitura e escrita; assim como também, o uso de ferramentas