Atividades práticas supervisionadas
“Filosofia, Matemática, Física e o Pensamento Científico”
Bauru, 2012
Índice
1 Biografias 3
1.1 Pitágoras de Samos 3
1.2 Aristóteles 7
1.3 Isaac Newton 9
2.0 Obras 12
3.0 Análise da função 18
4.0 Impactos produzidos 19
5.0 Dissertação 22
6.0 Bibliografia 24
1 Biografias
1.1 Pitágoras de Samos
“O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos.”
Pitágoras de Samos
Pitágoras, nasceu em aproximadamente 570 a.C em Ilha de Samos, e divido a isso, era também conhecido como Pitágoras de Samos. Pitágoras foi desde cedo um garoto muito inteligente, considerada criança prodígio e, quando homem, muitas lendas dizem que não era apenas um homem, e sim um semideus por causa de sua inteligência, principalmente em matemática e filosofia.
Pitágoras de Samos foi um grande filósofo e matemático. Os termos filosofia e matemática foram inventados pelo próprio, matemática se deriva de uma língua Indo Europeia e seu significado é relacionado com a palavra mente. Já filosofia tem origem grega, com o significado de “amizade pela sabedoria”, sabedoria esta que segundo Pitágoras somente os Deuses possuíam e os homens desejavam tê-las.
Aos 18 anos, Pitágoras teve alguns mestres, um deles foi Thales de Mileto e seu pupilo Anaximandro. Eles mostraram a Pitágoras várias ideias matemáticas, eles aconselharam a viajar para o Egito para aprofundar seu conhecimento.
Pitágoras viajou para o Egito onde ficou por aproximadamente 25 anos. Pitágoras teria conversado com muitos sacerdotes, inclusive com o profeta Daniel de quem Pitágoras herdou seu conhecimento. Pitágoras frequentou os templos (escolas da época) e ouviu também os sacerdotes de Mênfis com quem aprendeu as regras de cálculo e estando impressionado com a beleza arquitetônica das pirâmides, estudou-as desenvolvendo o conhecido teorema de Pitágoras. Neste teorema ele estabelece uma relação verdadeira para todos os triângulos retângulos.