Atividades Práticas Supervisionadas
A associação do uso do computador, às linhas telefônicas e à outras formas de tecnologia de informação, contribuíram para que as empresas aumentassem sua produtividade, já que deslocamentos desnecessários foram praticamente eliminados.
Conforme a Norma Regulamentadora – NR 17 as condições ambientais de trabalho devem ser adequadas às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado (BRASIL, 2009b).
No estudo do caso “O controle no transporte coletivo” mostra o posto de trabalho de um funcionário que está totalmente sobrecarregado de informações. O posto de trabalho que foi citado no estudo do caso, deveria ter pelo menos 3 funcionários para realizar todas as funções que o posto impõe. Os erros encontrados foram:
Equipamentos em excesso, pois o funcionário terá que se “dividir” para conseguir acompanhar tudo ao mesmo tempo, pois o monitoramento é 24 horas mesmo com troca de colaborador.
Muita informação para um funcionário só.
Posto de trabalho muito cheio, fazendo com que o funcionário tenha grande dificuldade em encontrar a informação que necessita.
Excesso de ruídos pois há 4 telefones e 2 microfones.
Informações distantes, fazendo com que o colaborador force suas vistas para conseguir ter acesso as mesmas.
Quadro com os horários de troca de turnos muito alto, pois se o colaborador permanecer sentado terá grande dificuldade de realizar trocas de turno.
Esses são alguns dos problemas encontrados no posto de trabalho que podem prejudicar a saúde física e psicológica do funcionário responsável pelo mesmo.