Atividades Práticas Supervisionadas
Com ênfase no estudo da matéria Evolução do Pensamento Administrativo, podemos notar que desde o início da Administração até os dias atuais, a utilização de teorias aprimoradas de grandes ‘pais’ da Administração como Taylor e Fayol. Unindo a Teoria Científica, Teoria Clássica e Teoria das Relações Humanas, sabendo que não se trata de teorias ou estudos únicos ou definitivos, mas um desenvolvimento de um estudo com novas abordagens, em permanente evolução, de acordo com as mudanças no ambiente que se inserem.
Uma empresa hoje, para entrar nesta disputa, deverá, se antecipar para ter o mínimo que o mercado exige, envolvendo concorrência, funcionários motivados, clientes satisfeitos, um bom ambiente de trabalho, planejamento tático, planejamento operacional, planejamento estratégico, qualidade de produtos e serviços, organização, competência... Achar um alvo que não somente seja estratégico, mas que ninguém nunca viu. O planejamento é fundamental para as empresas alcançarem seus objetivos, observando que isso não seria possível sem que fossem envolvidos vários departamentos. Esses departamentos, ou setores, são divididos por hierarquias, que é fundamental para o bom funcionamento da empresa, pois o ser humano necessita de divisão de segmentos para que haja disciplinas, metas estabelecidas e, consequentemente, responsabilidades cumpridas.
A função do administrador tornou-se não tão somente ‘supervisionar’, mas sim ver a empresa e funcionários com igualdade (princípio da equidade) observando o que realmente agrega valores, assim podendo tomar decisões mais eficazes. É cada vez mais evidente a necessidade das empresas estarem à frente da concorrência, visando a inovação, a credibilidade, a transparência e a produtividade. Características essas, que antes eram vistas de forma secundária, tornaram-se um grande diferencial.
1. Revisão conceitual: 1.1. Teoria Científica
Segundo Chiavenato (2002), Frederick Winslow Taylor